Nossas edições estão depositadas no Zenodo:
Traços de memórias: Coletivizando a memória e as memórias dos companheiros desaparecidos e assassinados da UNS no último genocídio
Palavras-chave:
genocidio, universidad, dictadura militar, dictadura cívico-militar, Argentina, UNSSinopse
*Este livro foi feito em colaboração com a Revista nuestrAmérica, ISSN 0719-3092, de Concepción, Chile.
Compartilhamos este livro, que é fruto de um espaço de Memória Coletiva, gerado a partir do projeto de pesquisa “Pedagogias críticas e direitos humanos: uma abordagem a partir de metodologias qualitativas, enografia e História Oral”. O objetivo era trabalhar as histórias e histórias de vida de estudantes e trabalhadores da Universidade Nacional do Sul que desapareceram ou foram mortos pelo último genocídio em nosso país, considerado coletivamente como sujeito da educação. Por um lado, estudantes, graduados, professores, familiares e amigos dos camaradas desaparecidos participaram de sua concepção e coordenação; e por outro, lembrando, familiares e amigos dos companheiros desaparecidos. O trabalho faz parte de um trabalho mais amplo que desenvolvemos há mais de duas décadas em torno da reconstrução desses nomes e dessas militâncias e contextos. Compreendemos, e principalmente em um contexto de aprofundamento do negacionismo, que gerar espaços de construção de memória que promovam a comunicação intergeracional foi extremamente valioso pela sua relevância social.
Downloads
Publicado
Séries
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.