Vozes de inclusão: Interpelações e críticas à ideia de inclusão escolar

Autores

Irazema Edith Ramírez Hernández

Palavras-chave:

educación ciudadana, enseñanza pública, evaluación, inclusión, crítica

Sinopse

*Este livro —que publicamos em 2016— foi uma colaboração com a Benemérita Escuela Normal Veracruzana (México) e a revista Voces de la Educación, ISSN 2448-6248. O conteúdo foi editado pela equipe da revista Voces de la Educación.

 

A inclusão educacional não é uma moda pedagógica, é uma necessidade educacional real. Apesar da polissemia do termo “inclusão”, uma ideia comum que subjaz a todos os textos deste livro é a efetiva integração dos alunos por meio do conhecimento, a fim de fazer justiça social, reconhecendo a diferença de todas as pessoas, com base nos Direitos Humanos. A variedade de abordagens sobre o tema, bem como a diversidade geográfica em termos de origem dos autores, nos ajuda a nos situar e entender que a inclusão educacional não se limita apenas ao atendimento de alunos com NEE. Na realidade, todos os alunos, sendo diferentes, requerem uma atenção específica. No entanto, as desigualdades sociais e os preconceitos culturais que hoje prevalecem tornam urgente voltar o olhar e centrar a prática naqueles que, por diversos motivos, se encontram em situação de maior desvantagem e vulnerabilidade.

Publicado

setembro 12, 2016

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

Co-publisher's ISBN-13 (24)

978-987-45211-3-2