Hegemonia-subalternidade na história social da educação: Reflexões em centros de alfabetização de adultos na Bahía Blanca-Argentina entre 1999 e 2003

Autores

Jessica Visotsky
Universidad Nacional del Sur

Palavras-chave:

historia social, educación de adultos, praxis, política, historia oral

Sinopse

Este livro foi construído a partir de uma tese apresentada como parte dos requisitos para se qualificar para o grau acadêmico de Doutor em História pela Universidad Nacional del Sur —Argentina—. Foi uma pesquisa original que não havia sido submetida anteriormente a nenhum outro diploma universitário. O livro contém os resultados obtidos em pesquisas realizadas no Centro de Documentação Patagônico dependente do Departamento de Humanidades durante o período entre 2001 e 2010, sob a direção da Pesquisadora Independente do CONICET (Categoria III), Doutora em História, Graciela Hernández .
No livro abordamos —a partir de perspectivas teóricas gramscianas e freireanas— o problema das relações de hegemonia-subalternidade presentes nos processos pedagógicos que ocorrem ao longo das trajetórias de vida de homens e mulheres frequentadores de Centros de Alfabetização de Adultos.

Capítulos

  • Prólogo
  • Presentación
  • Parte 1: Introducción
  • Parte 2: Objetivos del trabajo
  • Parte 3: Perspectiva teórica-metodológica
  • Parte 4: Resultados y discusión acerca de los recorridos por las memorias subalternas
  • Parte 5: Palabras para el cierre
  • Parte 6: Bibliografía general

Biografia do Autor

Jessica Visotsky, Universidad Nacional del Sur

Doctora en historia. Posdoctorada en Ciencias Humanas y Sociales. Académica del Departamento de Ciencias de la Educación. Universidad Nacional del Sur. Bahía Blanca, Argentina jessicavisotsky@yahoo.com.ar

Downloads

Publicado

setembro 21, 2022

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-987-48310-5-7