Direitos dos povos: Caminhada do Sul

Autores

Jessica Visotsky
Universidad Nacional del Sur
Mariana Katz
Ana Luisa Guerrero Guerrero
Universidad Nacional Autónoma de México

Palavras-chave:

derecho de los pueblos, derecho, educación, historia social

Sinopse

*Este é um livro publicado por Ediciones nuestrAmérica de Abajo, Concepción, Chile. Colaboramos como editora de coedição.

Este livro é uma espécie de grande tecido coletivo de experiências e perspectivas que continua a ser tecida no momento da publicação. Nasceu de encontros, conversas e reflexões geradas no âmbito de processos de luta. Pretende nos convidar a pensar a partir de processos de resistência e organização em torno de práticas de subjugação da dignidade humana de indivíduos e grupos, em relação a homens e mulheres, LGBTIQ+, crianças e adolescentes; aos povos que, vendo sua dignidade e integridade violadas, estão passando por processos organizacionais de transformação da realidade e utilizando ferramentas conceituais para compreendê-la e explicá-la. Partindo de uma visão relacional dos processos e dinâmicas econômicas, sociais, políticas e culturais em que não é possível pensar, por exemplo, a educação longe das relações de poder e do capital econômico em que esses processos ocorrem. Essas relações também estão vinculadas a processos linguísticos que, por exemplo, não se separam da lógica de desapropriação de territórios, em que abusos e exploração laboral, fraudes trabalhistas, tráfico de mão de obra ou tráfico para exploração sexual, desaparecimentos forçados, não ocorrem sem um Estado que o faz ou não o faz, por meio de suas forças de segurança, de suas leis, de seu aparato de justiça.

Downloads

Publicado

dezembro 30, 2019

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

Co-publisher's ISBN-13 (24)

978-956-09416-1-9